segunda-feira, 5 de novembro de 2007

CAMPEÃO!

!Mas o que é necessário para ser campeão?

Apenas 7 atributos:

C- condições de trabalho
A- ambição
M - misters
P - plantel
E – espirito de equipa
A - amizade
O- organização


C- Condições de trabalho
Muitas ainda consideram que os resultados no futebol são apenas determinados por pura sorte ou pelo acaso e que exista qualquer lógica que possa explicá-los. Mas as condições de trabalho de um clube são fundamentais. Um bom campo, um bom posto médico e toda uma gama de factores associados e ainda a total disponibilidade dos intervenientes.
O campo de jogo pode/deve influenciar seriamente o resultado de uma partida. Por exemplo: as dimensões do campo de jogo e em conjunto com as características do piso, trazem muitas consequências para a táctica e para o estilo técnico da equipa que é “dona” do recinto, podendo alterar a importância relativa da técnica, da velocidade, da força e da resistência dos seus jogadores. É um factor decisivo.

A- Ambição
Uma equipa ou jogadores sem ambição jamais serão campeões. Para ser o melhor, para além de muito trabalho, em cada jogo só existem duas alternativas: ganhar ou...vencer!
Jogadores empenhados em melhorar, atletas que todos os dias vão à procura de qualquer coisa. O êxito do Mourinho passou por isso. Terry, Drogba, Lampard eram bons jogadores, mas nunca tinham ganho nada...importa possuir jogadores que tenham ambição. Isto sucede no futebol de alta competição mas também servirá para o futebol de formação. Porque o futebol de formação também tem os seus vencedores.

M – Misters
Os elementos do grupo estão sujeitos à orientação de um treinador, o qual cada vez mais esta sendo coadjuvado por um elemento da sua inteira confiança. Para além de todas as nuances técnicas, físicas e tácticas, os técnicos também exercem sobre os jogadores o poder disciplinar. O jogador deve seguir as orientações e sua actuação será uma consequência do que foi pré-determinado, salvaguardando sempre o improviso e a capacidade técnica de cada atleta. O aspecto psicológico dos atletas também é importante e mais uma vez o papel dos técnicos é fundamental. Um atleta com problemas jamais poderá render. Importa que os técnicos conheçam e acompanhem os seus jogadores (mesmo ao nível da Honra). Um exemplo: o Liedson com Peseiro teve uma crise de golos. O técnico falou com o atleta em causa, acabou por saber que era um problema de saúde da esposa do “levezinho” e inclusive foi com ele ao Brasil. Na volta o Liedson pagou com juros (golos).
Depois importa que os técnicos sejam habilitados para a função que executam, mas isso vai se verificando, porque é cada vez maior o nível de categoria dos técnicos. Sobretudo isso é latente quando se verifica jogos entre equipas de plano secundário com outras topo de gama. Ainda agora no Sporting-Fátima, estes tinham o trabalho de casa bem efectuado. O seu técnico Rui Vitória porventura até sabe tanto de bola como Paulo Bento, mas um está nos leões de Portugal e o outro no Fátima do padre António.

P – Plantel
Efectivamente é fundamental ter um bom plantel ou um grupo equilibrado de jogadores que permitam atingir tal objectivo. O plantel deverá ser de 20 a 24 jogadores, equilibrado por sectores e tem de ter qualidade Um plantel sem qualidade dificilmente será campeão. Importa escolher bem os atletas, porque por mais que se conheça bem um atleta e saiba que ele tem boa técnica, capacidade física, boa conduta moral (fundamental), nunca dá para saber em quais condições ele se encontra e também se vai se adaptar bem ao clube e também se renderá o que era esperado. Um campeonato pode ser ganho logo em Junho ou Julho, no defeso, antes de cada competição começar.

E – Espirito de equipa, de grupo
O sucesso de uma equipa depende de vários factores. Um desses factores é o que se costuma chamar o espírito de equipa ou espírito de grupo. Uma equipa é, como se sabe um conjunto de jogadores, no entanto não apenas isso. Para que um conjunto de jogadores constitua uma verdadeira equipa é preciso algo mais: o espírito de equipa e isso é um conjunto de sentimentos, de comportamentos e atitudes que todos e cada um dos elementos deve ter e tomar em todas as acções, com vista a atingir os objectivos da equipa. Cada um dos seus elementos deve colocar esse objectivo como prioridade do seu comportamento.
Não existem jamais jogadores de 1ª ou de 2ª, efectivos ou suplentes, sendo depois evidente que cada técnico terá o seu onze base, aqueles que à partida lhe darão mais garantias. Mas esse onze base pode/deve ser alterado, dependendo dos resultados, da forma física/psicológica dos seus elementos e da adaptabilidade para determinado jogo. Para além das lesões e castigos.

A – Amizade
Entre os elementos do grupo devem existir fortes laços de amizade e solidariedade, que se manifestam nos momentos menos bons da equipa, contribuindo para recuperar psicologicamente os elementos menos felizes ou eficazes. Sobretudo nas derrotas o espirito de grupo é fundamental. Normalmente este espirito de grupo é vinculado em campo através dos seus capitães.

O- Organização
A filosofia desportiva de um clube, a gestão de conflitos e o conhecimento em como o futebol funciona, tanto dentro como fora das quatro linhas são muito importantes.
Dentro da filosofia de um clube este é um ponto fulcral. Se for um clube organizado onde o planeamento traçado se vá cumprindo, monitorizado, ao longo da época tudo será mais fácil. Embora no futebol mesmo com tudo organizado existam improvisos, o próprio futebol é imprevisível.
Gerir os conflitos significa, que mesmo quando há o abanão, tudo se aguenta, Mesmo nas derrotas tudo se une em prol de um resultado melhor nas jornadas seguintes.

"in sintrasport"

Comentem

UDPF